terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Alfabetização e a Vida em Sociedade



A alfabetização é um instrumento de integração, comunicação, entendimento, expressão e capacitação, possuir o domínio da leitura e da escrita não é só algo que te auxilia e ajuda nesses tempos modernos, mais que isso, é um modo de vida, algo que lhe dá as respostas dos desafios da sociedade e que transforma o mundo, o homem e toda a sociedade. Nós nos lembramos que quando pequenas, gostávamos que lessem para nós histórias, por horas, sem dar sinal de cansaço ou de aborrecimento! As histórias lidas transportam-nos a um imaginário sem fim! Nos nossos dias, em que não se tem tempo para nada, ficou esquecida em casa a hora de contar histórias e essa prática foi se perdendo, hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.


Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de idéias e conhecimentos, desenvolvendo a linguagem e o pensamento. As histórias também estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito. Ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e estimulam o imaginário da criança.

Como recurso pedagógico escolar, a leitura abre espaço para a alegria e o prazer de compreender, interpretar a si próprio e à realidade. Na infância é primordial o desenvolvimento da imaginação, pois é um período em que as células do cérebro criam mais conecções sinápticas.


Quanto mais conecções sinápticas uma pessoa tem, mais ela será capaz de resolver problemas, pois ela conseguirá associar esses problemas com mais memórias e situações diferentes que ela viveu. Um adulto que foi privado deste processo, de aquisição de leitura e escrita, sofre as conseqüências de sua falta de inserção total e de qualidade na sociedade. Na leitura, além da sabedoria que se adquire, desenvolve-se a imaginação, pois para interpretar ou compreender o que está escrito é preciso imaginar a ocorrência dos fatos, que se passa na fonte de leitura. A leitura beneficia o vocábulo, facilita a capacidade de expressão, assim a pessoa tende a ser mais compreendida pela sociedade, facilitando a resolução de seus problemas. Ler histórias para crianças desde cedo, faz do ato de ler e escrever, algo natural, divertido e bem-vindo no mundo adulto.

A grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa, pois a partir do momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e a, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história; a alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia.


Alfabetização e informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve, que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania. A leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação do mundo, que permitem entender e apreciar as idéias dos outros e expressar as suas, mostrar o que se sabe, o que se quer dizer para o resto do mundo e o que os outros estão lhe transmitindo ou expressando, isso também ajuda o individuo a se integrar no mundo de um modo igualitário e justo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.